MISSÃO


A missão da SaguiKids é encantar leitores infantis com nossos livros digitais, que são feitos de boas histórias e brincadeiras



Missão e valores

O digital abre muitas possibilidades para o lúdico, nossos livros interativos carregam conteúdo literário, ou seja, boas histórias para as crianças junto com brincadeiras!
Em cada livro interativo, além da história encantadora, estão as imagens, as animações, os personagens que se movem na tela, a entrada dos efeitos de som, das músicas e interações, que são brincadeiras integradas à história, ou seja, são atividades lúdicas que vão fazer parte da leitura da criança, que são divertidas e ao mesmo tempo incentivam a leitura e a imaginação.

Então o livro interativo da SaguiKids é um jogo? Embora tenha elementos interativos, cada um dos livros não é um jogo, afinal, carrega a essência de livro, porque pressupõe a leitura. A criança vai precisar ler para avançar e, mesmo se ela não o fizer literalmente, se ela estiver ouvindo a narração, ou estiver numa página só com imagens, por exemplo, mesmo assim um comando que ela precisa acionar para avançar com a narrativa e, conforme ela avança, ela interpreta, ela imagina e pensa.
Da forma como apresentamos o livro interativo, o ritmo e os comandos para ela avançar fazem parte de um processo divertido, calmo e ao mesmo tempo estimulante para a criança, que gosta de movimento e interação! Ela dita este ritmo, mas não é em ritmo de jogo, e também não tem a passividade de um vídeo, o qual ela somente assiste. Nossos livros são feitos com boas histórias, respeitam o ritmo e os interesses infantis, estimulam o pensamento crítico e criativo, ajudam a desenvolver a linguagem, bem como valorizam o universo da criança, que percebe o mundo de forma holística e o traduz com muita criatividade!

Por isso, os livros interativos da SaguiKids conservam o ritmo do livro, preservam o ritual da leitura, mas junto com interações lindas e divertidas!
Além de tudo isso, livros digitais são portáteis, práticos e acessíveis. Em lugares mais remotos, veremos cada vez mais o movimento de chegar os dados, chegar celulares e outras telas, mesmo onde não chega biblioteca ou livraria. Além disso, o livro digital é acessível para as crianças que ainda não sabem ler, pois vêm com a opção de narração, ou seja, podem ser lidos até por aquelas que ainda não sabem ler!

Mas porque nossa missão é encantar leitores infantis?


Uma criança encantada com um livro extrai o melhor deste livro, ela imagina ainda mais, vai além, brinca, se desenvolve, se diverte e tudo isso ainda ajuda a motivá-la a gostar de ler! Contribui com o gosto pela leitura!


Crianças gostam de boas histórias e de brincadeira, gostam de fuçar e interagir com tudo, por isso nossos livros encantam!

As ilustrações dos livros da SaguiKids são criadas pela Lia, que tem 12 anos, elas conservam um traço infantil e são imagens abertas, ou seja, elas não são completamente detalhadas, sempre há o espaço para a imaginação da criança que está lendo.
Da mesma forma, o texto também não é fechado, não há “moral da história”, por exemplo. As narrativas estão recheadas de valores, mas estes são entregues de forma implícita, as ideias são sempre um pouco abertas, elas pedem alguma interpretação, cutucam e provocam a imaginação e os pensamentos!
Então vamos falar de valores, porque isso é importante! Pais, educadores, avôs, avós, tios, cuidadores em geral, estão sempre atentos ao que as crianças consomem, livros devem ser bem feitos, com histórias de qualidade, com conteúdo adequado e interessante e com valores que estejam condizentes com os seus. Por isso, os valores da SaguiKids ficam transparentes:

  • Empatia, cooperação e amizade
  • Autonomia, coragem, esforço e liderança sem autoritarismo
  • Respeito às diferenças
  • Amor à natureza e menos consumismo
  • Valorização das artes e da cultura

Tomara que vocês partilhem deste conjunto de valores, pois assim, estaremos a meio caminho andado para que vocês queiram mostrar nossos livros às crianças e se encantem junto com elas!


TEMPO EM TELA – QUANTIDADE E QUALIDADE


Mas afinal de contas, é saudável deixar as crianças na tela? Existe uma medida de tempo ideal?

A SaguiKids segue as recomendações da AAP (American Academy of Pediatrics). Mais do que diretrizes quantitativas, a AAP emite orientações qualitativas, que são respaldadas por estudos científicos, e utilizadas por pediatras e profissionais da saúde em vários países. A Academia emitiu as seguintes diretrizes para o uso de tecnologia, ou seja, o “tempo em tela” das crianças:

  • A tela é apenas um outro ambiente: as crianças fazem as mesmas coisas no ambiente virtual, e como em qualquer outro ambiente, este também tem seus efeitos negativos e positivos;
  • O papel dos pais na educação não muda: as mesmas regras para outros ambientes valem aqui: brinquem com eles! E não deixem de estabelecer limites, as crianças pedem e precisam de limites. Ensine bons princípios e valores e esteja envolvido com o que ela faz;
  • Seja o modelo! Limite seu próprio tempo com tecnologia, use-a com inteligência e ética;
  • Nós aprendemos uns com os outros! Estudos de neurociência demonstram que as crianças menores aprendem melhor por comunicação de via dupla. Tempo de conversa entra a criança e quem cuida dela é primordial, da mesma forma, assistir vídeos passivamente não ajuda os pequenos a desenvolver a linguagem. Quanto maior a interação com a mídia, mais valor educacional ela irá trazer. Ainda segundo a AAP, as oportunidades de aprender com mídia e tecnologia começam aos dois anos.
  • Conteúdo importa! A qualidade do conteúdo é mais importante do que a plataforma ou o tempo dispendido na tela. Priorize como a criança irá dispender o tempo em tela, ao invés de somente determinar o tempo.

Além destes, a AAP ainda fala sobre a importância de passar algum tempo fora de telas com a criança. E mesmo para atividades com tecnologia, encoraja a participar junto com ela, desta forma a ajuda a aprender e a extrair o melhor da tecnologia. Além de, claro, escolher bem o que a criança vai fazer ou acessar. Neste sentido, a AAP ainda diz que os selos e curadorias de conteúdo infantil previnem conteúdos indevidos, mas não dizem muito sobre qualidade da mídia. Desta forma, procurar revistas, artigos e verificar mais de perto o conteúdo é o melhor caminho.

Por isso, a SaguiKids deixa transparente os valores implícitos nas nossas histórias, pois queremos que os pais possam escolher com tranquilidade:

  • Empatia, cooperação e amizade
  • Autonomia, coragem, esforço e liderança sem autoritarismo
  • Respeito às diferenças
  • Amor à natureza e menos consumismo
  • Valorização das artes e da cultura

Temos o compromisso de desenvolver nossos livros-jogos de acordo com estes valores implícitos, bem como respeitando o ritmo da criança e o gosto dela por brincar e interagir com a história. Temos também o compromisso de resguardar as crianças do ponto de vista de segurança da informação, por isso, nossos aplicativos não distribuem propagandas, o que poderia levá-las a acessar conteúdo impróprio ou a incentivá-las a consumir, a única comunicação que poderá haver será de notificações da própria SaguiKids, nunca de terceiros, além disso, nossos apps não coletam informações pessoais.

Então aproveitem com tranquilidade os livros da SaguiKids que estão aí para divertir e estimular a imaginação, desenvolver a linguagem e o raciocínio, com histórias que preservam valores importantes, mas que são divertidas, cheias de animações, sons e brincadeiras interativas!

fonte:
http://www.aappublications.org/content/36/10/54
http://www.forbes.com/sites/jordanshapiro/2015/09/30/the-american-academy-of-pediatrics-just-changed-their-guidelines-on-kids-and-screen-time/#64e30f11137c